quinta-feira, 3 de abril de 2014

0

Music Time: MangueBeat

Bom, galerinha.
Mallow na correria de entrega posts do MR, cada dia anda mais tenso, mas não deixarei de postar, hoje falarei de um movimento musical que eu mesmo adoro, o Mangue Beat.


MangueBeat

Manguebeat (ou manguebit) é um movimento cultural de raiz nordestina criado na década de 90 (muitos dizem ser no fim dos anos 80, mas a verdade mesmo é inicio dos anos 90), mais precisamente no Recife que mistura ritmos regionais, como o frevo e o maracatu, com rock, rap, musica eletronica e até....funk.

Inicio

O percursor do movimento Manguebit foi o músico Chico Science (falecido em 1997), da banda Chico Science e Nação Zumbi, sendo ele o maior e principal divulgador do ritmo musical e das ideologias do movimento. Fred04, da banda Mundo Livre S/A foi o autor do primeiro manifesto do movimento no ano de 1992, com o titulo de Caranguejos sem Cérebro. Muitos foram os idealistas que abraçaram a causa do Manguebit, como 

O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue é o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. Devido a principal bandeira do mangue ser a diversidade, a agitação na música contaminou outras formas de expressão culturais como o cinema, a moda e as artes plásticas. O Manguebeat influenciou muitas bandas de Pernambuco e do Brasil, sendo o principal motor para Recife voltar a ser um centro musical, e permanecer com esse título até hoje.

Com o surgimento de várias bandas no cenário recifense, gravadoras como Sony, Virgin e outras famosas, deram início a uma contratação de bandas que se incluíam nesse cenário Mangue.Notáveis bandas do gênero Manguebeat incluem Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, DJ Dolores, Faces do Subúrbio, Comadre Fulozinha, Jorge Cabeleira, Eddie, Via Sat e Querosene Jacaré.

Atualmente

Atualmente o Mangue Beat tem como grandes  representantes a Nação Zumbi e a Banda Eddie e tem no carnaval do Recife um espaço dedicado a “cultura Mangue” no Festival REC BEAT e em vários blocos de carnaval que saem pelas ladeiras de Olinda.

Fonte: Wikipedia, Secretária de Cultura do Recife.


Nenhum comentário:

Postar um comentário