quinta-feira, 31 de outubro de 2013

0

Conhecendo o Mundo: Cabo das Tormentas

Olá, queridos leitores. Hoje é o último post do nosso especial de halloween, que a propósito, Happy Halloween! Hoje venho trazer um post sobre Cabo das Tormentas. Quem aqui já ouviu falar desse lugar no meio da história? Se ninguém dormiu nas aulas de história das Grandes Navegações, deve ter ao menos ouvido falar neste nome, bom vamos ver o que foi o Cabo das Tormentas e porque o chamaram assim.

Cabo das Tormentas
O Cabo das Tormentas, que atualmente se chama Cabo da Boa Esperança, situa-se no extremo sul da África. É considerado o segundo cabo meridional mais importante da África, perdendo apenas para o Cabo Agulhas.

Antes de continuarmos, precisamos voltar um pouco à História. Vocês se lembram de suas aulas de História do colégio? Lembra-se das Grandes Navegações e o motivo pela qual elas começaram? Para quem não lembra, farei um pequeno resumo aqui sobre a época. No século XV, o comércio com as Índias por especiarias se tornou muito popular e se mostrou bem lucrativo para a coroa portuguesa. Mas como nem tudo é perfeito, a rota por terra para se chegar às Índias passava pelas cidades de Gênova e Veneza, que na época eram dominadas pelo Império Otomano.

Para não ter que pagar tantos impostos ao Império Otomano, a coroa portuguesa decidiu procurar uma nova rota até as Índias, pois assim seus lucros seriam maiores. Para isso, duas expedições foram feitas em 1487 ordenadas pelo próprio monarca da época, uma seria feita por terra e a outra uma exploração pelo mar. Foi por este motivo que as Grandes Navegações começaram, na qual os portugueses foram os pioneiros.

A exploração por mar foi comandada pelo navegador Bartolomeu Dias, e tinha por objetivo encontrar uma nova rota até as Índias. Esta rota seria o contorno de toda a costa Africana até chegar às Índias. Bartolomeu atravessou o Cabo somente em 1488 com duas caravelas, entretanto, ele e sua tripulação enfrentaram grandes tempestades no caminho. Daí o nome, Cabo das Tormentas.

Quando Bartolomeu retornou a Portugal com o restante de sua tripulação, ele contou ao rei de seus feitos e, obviamente sobre o Cabo das Tormentas. O monarca, após saber das boas notícias, decidiu, então, renomear o Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança.


Desculpem por não dar muito foque ao turismo do lugar, a ideia mesmo era falar sobre o porquê de um dia ter se chamado Cabo das Tormentas e esta é a história. Espero que gostem, só por esta foto parece ser um lindo lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário