quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

0

Lendas: Duendes

Boa tarde, meus leitores favoritos. O natal ta chegando e nós aqui do blog não poderíamos deixar essa data maravilhosa passar, por isso, hoje em lendas, eu falarei sobre os duendes. Sabe aquelas criaturinhas pequeninas que ajudam o papai noel a criar os presentes de natal e depois distribuí-los? Então, são esses mesmos :3 Há muitas lendas sobre duendes, foquei apenas na que se refere ao natal.

Duendes
Em meados do século XIX, a festa natalina recuperou sua popularidade e consigo trouxe novas lendas sobre artesãos de decoração de natal e presentes desenhados por elfos, eis que surge a lenda sobre duendes que ajudavam o Papai Noel.

Foi durante esta época que os duendes passaram a ser referidos como elfos de Natal e não mais como gnomos de casa. Eles ganharam funções como ajudantes e um importante papel no Natal, já que sem eles, as crianças não iriam ganhar seus presentes de natal.

Função
Além da função de fabricar os presentes, eles teriam funções de cuidar das renas, embrulhar presentes, pegar as cartas das crianças para o Papai Noel, averiguar se as crianças estão se comportando bem e obedecendo seus pais, ajudar a manter a lista de presentes em ordem e cuidar do trenó para mantê-lo em bom estado. Todas essas tarefas são dividas por vários elfos que auxiliam no Natal e guardam o local da aldeia.

Localização
Antigamente, acreditavam-se que os duendes, ou elfos de natal, viviam com o Papai Noel em uma aldeia no Polo Norte. Porém, em 1925, descobriu-se que não há renas no Polo Norte, contudo, há muitas na Lapônia, Finlândia. Então, acreditam-se que a aldeia secreta onde vive o Papai Noel, os duendes e a Mamãe Noel estaria, na verdade, em algum lugar da montanha Korvatunturi no município Savukoski da Lapônia, na fronteira da Finlândia com a Rússia.

Nomes
Os nomes dos principais duendes são
Alabaster Snowball: administrador da lista das crianças boas e más.
Evergreen Bushy: inventor do brinquedo mágico.
Pepper Minstix: guardião da localização da aldeia.
Shinny Upatree: cofundador da vila secreta na Lapônia.
Sugarplum Mary: é conhecida como Maria do Natal, é assistente de Mamãe Noel e ajuda na cozinha.
Wunorse Openslae: responsável pela manutenção do trenó e cuida das renas do Papai Noel.

Há ainda menção à antigos duendes no folclore da Islândia: Askasleikir, Bjugnakraekir, Faldafeykir, Gattathefur, Giljagaur, Gluggagaegir, Ketkrokur, Kertasnikir, Pottasleikir, Skyrjarmur, Stekkjarstaur, Stufur e Thvorusleikir

Outros nomes que podem ser encontrados são Baggalútur, Bjalmans barnid, Bjalminn sjalfur, Bitahaengir, Frodusleikir, Laekjaraegir, Raudur, Redda, Sledda, Steingrimur, Syrjusleikir, Tifill e Tutur.

Curiosidade
Segundo algumas lendas, os duendes são seres brincalhões e travessos que adoram fazer aparições especiais durante a época de natal. Por isso, alguns povos acreditavam que deixar uma tigela de sopa ou mingau apaziguaria o espírito travesso dos duendes e impediriam que eles brincasse com as pessoas durante a época de Natal.

Fonte: Magiazen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário